domingo, 12 de julho de 2009

Opções culturais durante a exposição-Expocrato 2009



Dupla sertaneja Victor e Léo é uma das atrações confirmadas para o final da exposição, no dia 19 de julho


Crato. A Expocrato não é somente a festa da agropecuária do Nordeste. É também o caldeirão da cultura popular do Cariri, palco de apresentações de grupos de reisado, maneiro pau, bandas cabaçais e artistas regionais. Um choque de cultura que evidencia uma simbiose entre o passado e o presente. Estão programados seminários, encontro de negócios, feira de artesanato e da agricultura familiar, debates sobre agricultura irrigada, fruticultura, flores e plantas ornamentais.

Este ano, a linha de shows apresenta os mais expressivos nomes da música popular, começando, hoje, com Amado Batista, Caninana do Forró, Fogo de Paixão e terminando, no dia 19, com Victor e Léo, Capim Cubano, Bichinha Arrumada e Mexe Ville.

Com capacidade para receber um público de 30 mil pessoas por noite, os shows da Expocrato acontecem em uma arena de 120 mil metros quadrados, equipada com 40 camarotes, dois palcos, duas tendas eletrônicas e praça de alimentação. Em sua área externa, a feira agropecuária com 60 estandes reúne os mais modernos produtos e serviços do agronegócio. Além disso, também há agência bancária, dois parques de diversão e palco para apresentações folclóricas.

É também o reencontro com os filhos do Cariri que moram em cidades distantes. A cidade abre as portas e o coração e se transforma numa grande pousada para abrigar os visitantes, amigos e parentes.

Importância

A cada ano cresce a importância da Exposição, como formadora de uma nova mentalidade rural. Sobem a qualidade e cotação dos exemplares nela expostos. Altos e vultosos negócios se realizam e, como conseqüência, as condições da pecuária regional já são muito mais promissoras.

No setor turístico, a festa já está incluída no roteiro de opções do Estado. No campo social, artístico ou diversional, a Expocrato 2009 vai atingindo o máximo. Milhares de pessoas se concentram diariamente no Parque, num ambiente descontraído e festivo, para desfrutar as excelentes comidas e bebidas dos bares e barracas, as belezas do folclore regional e a arte e poesia da música de artistas famosos.

Toda o município se agita e se alegra com o intenso movimento de milhares de visitantes e turistas. Todos os ramos de comércio aumentam consideravelmente as suas vendas. Os clubes realizam, diariamente, grandes e animadas festas dançantes para os visitantes.

O Departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde do município, iniciou o trabalho de fiscalização nos motéis, hotéis, restaurantes, lanchonetes por toda cidade, tendo em vista o início da Exposição do Crato, aberta hoje. Também no parque, todas as barracas e comércio ambulante de alimentos passarão por inspeção da Vigilância.

Orientação

Os agentes prestarão orientação aos barraqueiros e à população, durante todos os dias de realização da festa. Um quiosque será instalado no local, no intuito de receber denúncias e prestar esclarecimentos. A Prefeitura do Crato montou um estande dentro do parque, onde estarão sendo expostos os projetos desenvolvidos pela administração.

Preocupado com a segurança, o Grupo Gestor da Expocrato solicitou do Governo do Estado do Ceará um esquema de segurança que envolve cerca de 400 policiais. O coordenador da Expocrato, Francisco Leitão, afirma que somente a Polícia Militar vai disponibilizar cerca de 240 policiais, que se juntarão à segurança interna do parque de exposições.

SAIBA MAIS


Localização

A maior Feira do Agronegócio do Estado acontece no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, também conhecido por Parque Granjeiro, no município de Crato, situado à Praça Filemon Teles, S/N - Pimenta. Chega-se à região do evento por meio da BR-116, passando pelas CE-371, CE-269, e pelo Aeroporto Regional do Cariri - Orlando Bezerra de Menezes, na Avenida Virgílio Távora 4000 - Juazeiro do Norte

Programação de Shows

Dia 12: Amado Batista, Caninana do Forró Flor da Paixão.


Dia 13: Parangone Waldonys, Stefani Pontes.


Dia 14: Cavadão CPM-22, Red Steel.


Dia 15: Banda Calypso, Forró do Muído, Edu e Maraial, Forró na Tora,


Dia 16: Chiclete com Banana, Saia Rodada, Forró do Bom, Taty Girl,


Dia 17: Aviões do Forró, Forró dos Plays, Solteirões do Forró, Geraldinho Lins,


Dia 18: Banda Eva, Garota Safada, Arreio de Ouro, Ala Ursa,


Dia 19: Victor e Leo, Capim Cubano, Bichinha Arrumada e Mexe Ville





Fonte: Diário do Nordeste
Pesquisa: Amanda Cristini

Nenhum comentário: