domingo, 17 de maio de 2009

Pecuária começa com 15 mil pessoas e chuva




Cerca de 15 mil pessoas prestigiaram na sexta-feira a primeira noite de shows da 64ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás, que vai até o próximo dia 31. A cantora Joelma e os demais integrantes da Banda Calypso animaram os visitantes, que cantaram, debaixo de chuva, os sucessos dos paraenses até a madrugada de ontem.Bem diferente do movimento da noite anterior, o dia de ontem foi calmo no Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira. Os jovens e casais que aproveitaram os agitos noturnos foram substituídos por famílias que mostravam os animais e as demais atrações para seus filhos. Foi o caso da dona de casa Glaucilene Gonçalves de Jesus, que levou seu filho, Arthur, de 1 ano, e seu sobrinho Diego, 3, para conhecer o local. “É a primeira vez que trago eles aqui. É bom, porque para nós, que já moramos na fazenda, já conhecemos, mas eles não”.



Uma das coisas que mais chamaram a atenção das crianças foi o Museu Agropecuário de Goiás, montando dentro da feira. Lá é possível ver com detalhes como era a vida rural no século passado. Casa típica, com móveis originais, máquinas de tear, pilão, engenho de cana de tração animal, capela, venda, curral e até mesmo uma fábrica de mandioca despertam o interesse tanto de quem não conhece a realidade das fazendas quanto de quem já a vivenciou. “É bom para eles conhecerem. Sair um pouco do shopping, né. E eles estão gostando bem mais, viu”, comenta a dona de casa, enquanto o sobrinho observa atentamente um banheiro de fossa, sem entender muito bem para que serve o buraco no meio do quartinho.


Outra coisa que chamou a atenção foi a réplica de uma venda típica da zona rural. Em vez do luxo das vitrines dos shoppings, a simplicidade de mercadorias expostas no balcão de madeira. “Nunca tinha visto uma vendinha dessa”, comenta o garoto.Para hoje, a programação começa às 11 horas, com uma missa celebrada no Auditório Augusto Gontijo. A entrada para a missa é um quilo de alimentos não perecíveis, que irão para a comunidade da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Um leilão de touros da prova de ganho de peso também deve ocorrer por volta do meio-dia, além da apresentação de dança folclórica, às 16 horas, na Alameda Agro-Industrial.
O ingresso para entrar na feira hoje custa R$ 10 e as apresentações de shows no palco principal só devem voltar na quinta-feira, 21, com a dupla Victor e Léo.Vizinho incômodoSe a noite é de festa para quem vai à Pecuária, para os vizinhos é de transtornos. Um passeio ao redor do parque de exposições aponta que muitas pessoas que moram por ali resolveram sair enquanto durar a festa. Cadeados no portão e correspondências no chão demonstram que as casas estão fechadas. Quem não tem como sair tem de se adaptar. É o caso da auxiliar de serviços gerais Deuzirene Pereira da Silva. Ela comenta que o barulho incomoda muito, mas não há o que fazer. “Principalmente quando tem show, não tem o que fazer. Tem que dormir com barulho mesmo”. A sua sorte, comenta, é que na época da festa ela não tem de acordar cedo. “Ainda bem que todo ano eu estou de férias na época da Pecuária”.A única ocorrência policial registrada na primeira noite do evento foi a prisão do juiz federal Ronaldo Santos de Oliveira, 37, de Minas Gerais, que foi barrado por seguranças quando tentava entrar na boate com uma lata de cerveja na mão e sem querer pagar a entrada.
Pesquisa: Amanda Cristini

Nenhum comentário: